Meus queridos colegas e amigos…
Foi com imensa gratidão e orgulho que, durante o “9º Congresso da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas – 2015”, recebi uma menção honrosa “como reconhecimento do trabalho desenvolvido a nível profissional, educativo e associativo, na área da Fisioterapia no meio aquático”.
Esta “partida” que os meus colegas da Direção do GIH-FMA fizeram e que outros tantos concordaram em me dar (após recolha das suas assinaturas), foi um “abraço” amigo, que me faz sentir ainda mais motivada para continuar nesta jornada de vida, que é a Fisioterapia Aquática. Assim quero, acima de tudo, agradecer esta menção aos meus colegas do GIH-FMA e à APF por me terem considerado merecedora da mesma.
Todos os projetos começam com um sonho…contudo nem todos os sonhos se realizam, para isso, é necessário continuar mantendo esse sonho vivo, lutando, batalhando e trabalhando para que um dia ele se torne realidade. Este foi um dos sonhos que tive há uns anos atrás e que felizmente, com persistência, se realizou: a criação de um grupo que promovesse a fisioterapia aquática de qualidade, em Portugal
Há uns anos…quando acabei o meu curso em Alcoitão, tinha três grandes paixões: as crianças, o exercício e a água. Hoje mantenho-as com a mesma intensidade. Em 1999, ao fim de 11 anos de prática aquática, senti que deveria ir mais além e decidi propor a formação deste Grupo de Interesse/Especialidade à APF. Na altura, através do Fisioterapeuta António Lopes, soube que outra colega também tinha a mesma intenção e foi assim que conheci a nossa colega Sara Malato e que desde então temos vindo, com vários colegas, a tentar partilhar o que vamos aprendendo e treinando, sempre com muita dedicação à Fisioterapia e aos Fisioterapeutas.
O Grupo de Interesse em Hidroterapia (GIH) foi aprovado em Assembleia Geral da APF de Março de 2000. Tudo ou quase tudo foi concebido de “raiz”, baseado, é certo, em alguma experiencia e linhas orientadoras de outros grupos de interesse (GI) e na experiência de outros países tais como Inglaterra e Austrália; e hoje orgulhamo-nos de ter uma realidade aquática semelhante ou melhor à de muitos outros países.
Mas desenganem-se quem julgue que o percurso tem sido fácil…na realidade, ao longo destes 15 anos, para além de toda a formação que já demos, vários Encontros e Jornadas de Hidroterapia - alguns em colaboração com outros GI e colegas da saúde mulher e pediatria, vários cursos de termalismo para fisioterapeutas, cursos básicos e intermédios de hidroterapia, cursos de fisioterapia no meio aquático em grupos com alterações musculo-esqueléticas e outros tantos “workshops” de pediatria e neurologia no meio aquático, “deep water” e natação terapêutica com snorkel… para além disto o GIH – FMA esteve presente por várias vezes em programas televisivos “tudo em família e sociedade civil”, bem como em vários outros eventos de natureza técnico-científica e cultural, nacionais e internacionais, quer ligados a outras profissões, quer à fisioterapia (Congresso Internacional da World Confederation for Physical Therapy” (WCPT) e Congressos de terapia aquática. Assim como, alguns dos elementos da sua direção, se têm vindo a atualizar, realizando pós-graduações em Inglaterra, Suíça e Espanha.
Também vários documentos foram concebidos e reestruturados desde então:
- Começámos com um inquérito sobre “as necessidades de formação”;
- Elaborámos “As Linhas Orientadoras em Hidroterapia” ;
- Delineou-se também um documento para enquadrar o “Manual das Boas Práticas”, que se intitula: “Orientações globais da intervenção do Ft em hidroterapia” e “Normas de Boas Práticas” (normas 21 e 22 - gestão da piscina coberta de Hidroterapia). Criou-se o “Diretório dos Fisioterapeutas que intervêm no Meio aquático”;
- Elaboraram-se vários folhetos e pósteres e distribuíram-se os mesmos em locais estratégicos (também estando disponíveis no site) (“Hidroterapia/Fisioterapia Aquática no adulto, na criança e no termalismo), com o objetivo de divulgar a Fisioterapia aquática junto dos utentes e Direções destes equipamentos;
- Também criámos o nosso site e perfil do facebook e somos nós que os temos mantido atualizado;
Para tudo isto muitas horas de sono e de extra trabalho foram despendidas, em reuniões ao fim de semana ou no final duma semana de trabalho e muitas vezes a seguir a 12 horas de trabalho diário. Este é trabalho voluntário, “ não visível”, não palpável, bem como o papel do Grupo como consultor nesta área ou a orientação e apoio a colegas em estágios profissionais e a sua colaboração a estudantes, em trabalhos de carácter científico, entre outros.
Fazendo um regresso novamente ao passado, se há algo que não me arrependo é de não ter desistido de implementar pela 1ª vez em Portugal, a Hidroterapia - Fisioterapia Aquática em piscinas da comunidade. Foi outro desafio deveras aliciante e hoje podemo-nos orgulhar de ter provavelmente mais de uma centena de piscinas com Fisioterapia Aquática, com Fisioterapeutas a trabalhar como “profissionais de 1ª linha”
Neste percurso o GIH já teve 4 direções, este ano haverá novamente eleições para uma nova Direção. Muitos foram os Fisioterapeutas que fizeram parte do GIH-FMA e que já não estão nesta “família”, mas a quem não posso deixar de agradecer os seus contributos, nomeadamente aos colegas: Lina Robalo, Ana Deus, Ana Domingos, Paulo Inácio, Eva Albuquerque, Maria João Oliveira, Estela Mosca, Sandra Rei e Cecília Vieira. Sem eles, hoje não teríamos conseguido atingir muitos dos nossos objetivos.
Quero também agradecer aos vários colegas, nomeadamente da região Norte/Centro de Portugal, a sua disponibilidade em colaborar connosco. Novos colaboradores sempre foram bem vindos no seio do nosso grupo, as suas ideias, espírito de iniciativa e vontade de pôr em prática projetos por todo o país só beneficiam todos nós “fisioterapeutas do meio aquático”, bem hajam!
Muito ainda está por fazer, ao nível da fisioterapia aquática e muitos mais desafios se avizinham, espero por isso, com a colaboração de todos e com a ajuda de “sangue novo” levar este barco a bom porto e depois, no seu devido tempo, “passa-lo” a quem de bom tiver para dar.
Um Grupo é uma equipa e não somente uma pessoa, por isso o GIH-FMA somos todos nós Fisioterapeutas que amamos água e que temos o mesmo objetivo comum: prestar serviços de qualidade aos nossos utentes! Por conseguinte esta menção honrosa não é só minha, é de todos nós! Cada um…uma gota….só muitas gotas fazem um Oceano! J
Por isso quero agradecer, mais uma vez, aos meus colegas da atual Direção: Sara malato, César Sá, Andreia Rocha, Sílvia Ferreira, Joana Oliveira, Catarina Antunes, Paula Nabeiro e Sofia Cruz, este carinho que me deram e fazer um agradecimento especial à minha família, nomeadamente aos meus filhos, a quem eu roubei tantas horas por esta causa.
Termino com uma frase de… Dalai Lama:
“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. Vive cada dia como se fosse o último!
Beijinhos aquáticos!
Helena Murta
Presidente do GIH-FMA
Sócio nº 678