Decorreu nos dias 13 e 14 de Abril o IV Congresso Anual de Saúde da Universidade de Aveiro, subordinado ao tema "Do gene à degeneração", com o objetivo de proporcionar a aquisição de novos conhecimentos acerca desta temática, melhorando assim, o perfil de (futuros) profissionais de saúde.
Relativamente à parte específica da Fisioterapia, esta realizou-se no dia 14 de Abril na parte da manhã na Universidade de Aveiro.
Na primeira mesa, a qual foi designada de “A Fisioterapia em Condições Pediátricas”, pretendeu mostrar uma abordagem acerca da Avaliação e Intervenção nas Distrofias Musculares Progressivas. A moderadora foi a Professora Anabela Silva (Docente ESSUA) e teve como oradores o Doutor Jorge Oliveira (TSS no ramo da genética do CGMJM Porto) que descreveu de forma pormenorizada a génese das Distrofias Musculares Progressivas e suas variâncias, o Fisioterapeuta César Sá (membro da Direção do GIH-FMA) que apresentou a comunicação "A Hidroterapia como abordagem Terapêutica" nestas condições, e por último o Fisioterapeuta Pedro Quintas (Fisioterapeuta da APPC) que abordou a intervenção terapêutica no Centro de Recursos para a Inclusão.
Na segunda mesa, foi dado enfase à "Fisioterapia na Esclerose Múltipla", tendo como moderadora a Fisioterapeuta Andreia Rocha (Docente da ESSUA e Membro da Direção do GIH-FMA) e tendo como palestrantes a Professora Luísa Pedro (Docente Adjunta IPL) que abordou a temática quanto ao impacto da Fisioterapia no utente portador de Esclerose Múltipla bem como a sua reabilitação e a Mestre Natália Azevedo (Fisioterapeuta na Gasoxmed-Gases Medicinais S.A.) que descreveu a abordagem terapêutica a nível respiratório para estes utentes.
O GIH-FMA agradece o convite à Comissão Organizadora e felicita pelo evento e momento de discussão e reflexão protagonizados.
Cumprimentos Aquáticos
O GIH-FMA