Home

GIHFMA - Notícias

Resumo do 2º Curso de Fisioterapia Aquática em Grupos com Alterações Músculo-Esqueléticas - 25 a 27 Março 2011

  • PDF
  • Print
  • E-mail

2º Curso de Fisioterapia Aquática em Grupos com Alterações Músculo-Esqueléticas

 

25, 26 e 27 de Março de 2011

                                                                                      

Santa Casa da Misericórdia de Setúbal e Piscinas Municipais do Pinhal Novo

 

Passado dois anos da 1ª edição, decorreu nos dias 25, 26 e 27 de Março de 2011 o “2º Curso de Fisioterapia Aquática em Grupos com Alterações Músculo-Esqueléticas” na Santa Casa da Misericórdia de Setúbal e nas Piscinas Municipais do Pinhal Novo.

No 1º dia o curso decorreu na Santa Casa da Misericórdia de Setúbal, tendo sido feita uma breve revisão dos princípios físicos da água (Fisioterapeuta Sara Malato), foram abordados os temas da voz como instrumento de trabalho (Terapeuta da Fala Maria João Ferreira), as principais patologias do aparelho músculo-esquelético que recorrem ao tratamento no meio aquático (Fisioterapeuta Sílvia Ferreira), bem como a evidência científica nesta área de intervenção (Fisioterapeuta Sara Malato).

O 2º dia foi iniciado com uma sessão teórica abordando a acção muscular na água (Fisioterapeuta Sara Malato), o relaxamento activo (Ai-Chi), a importância da avaliação e registo(Fisioterapeuta Helena Murta), os instrumentos de medida validados e adaptados à população portuguesa (Fisioterapeuta Sílvia Ferreira) e as vantagens da intervenção em grupo (Fisioterapeuta Helena Murta). Seguiu-se depois uma sessão prática na piscina, onde foi treinada a avaliação no meio aquático, o equilíbrio em meio aquático e as rotações .

Da parte da tarde foram abordados temas relativamente aos materiais e equipamentos que podem ser utilizados nas sessões, a música, as estratégias de agrupamento de utentes e dinâmica de grupo e o trabalho em deep-water (Fisioterapeuta Helena Murta). Por fim esses conhecimentos foram praticados na piscina, onde os formandos tiveram oportunidade de experimentar o trabalho de natação com o snorkel e o trabalho localizado e aeróbio em deep-water. Este dia de trabalho finalizou com dois dos grupos de formandos a demonstrarem duas classes de FA em grupos de raquialgiase fibromialgia em piscina .

Nessa noite, o jantar convívio foi um bom momento de partilha, divertimento e boa-disposição, onde os  "jogos de coordenação" tiveram grande destaque.

No terceiro e último dia, foram realizadas sessões práticas no tanque, primeiro pelos formandos (raquialgias crónicas e idosos) e depois pelos formadores, onde os formandos experienciaram uma sessão de fisioterapia aquática em grupo, ai-chi e jogos recreativos.

Como balanço final, o curso correu bastante bem, com a participação de todos , num ambiente de boa disposição e diversão, onde pudemos trocar ideias e experiências, tendo sido muito enriquecedor para todos.

 

Em breve estaremos novamente em acção! Estejam atentos ao nosso site e página do facebook.

 

Um bem haja a todos e... um forte abraço aquático!

 

O GIH-FMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated on Thursday, 31 March 2011 00:46

 

Folheto e Poster do GIH-FMA publicados no site da WCPT-ER

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Os nossos folheto e poster do GIH-FMA sobre a Fisioterapia Aquática estão agora disponiveis no site da World Confederation of Physical Therapy-Europe (WCPT-ER). Quem quiser consultar aqui está o link:

http://www.physio-europe.org/public/File/Health%20promotion/Hydrotherapy.pdf?PHYSIOEUROPE=926b929f2c45cc9cb8c4e70d9d1450e0

Cumprimentos Aquáticos

O GIH-FMA

 

 

Presença do GIH-FMA no “1º Sympósium de Termalismo e Turismo de Saúde”

  • PDF
  • Print
  • E-mail

 

Decorreu no dia 10 de Março o “1º Symposium Nacional de Termalismo e Turismo de Saúde”, evento promovido pelo “Centro Tecnológico das Instalações e dos Equipamentos da Saúde” (CETIES) em parceria com a Universidade Lusófona do Porto (ULP) e a Faculdade de Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias (FCNET).

Os temas abordados foram:

- A Nutrição e o Termalismo;

- A Medicina Termal e as Termas Portuguesas;

- Hospital Termal - Unidade Termal Secular;

-A Formação Pós-Graduada e a Investigação: Imperativos à Inovação Termal;

-O Fisioterapeuta no Universo da Medicina Termal;

- O Termalismo e Sustentabilidade dos Recursos Hidrotermais;

- Arquitectura Termal;

- Caldas de Moledo e o Turismo Duriense

Contextualizando o papel e importância do "Fisioterapeuta no Universo da Medicina Termal” o GIH-FMA apresentou o seu plano de acção que tem vindo a desenvolver nesta área desde há 8 anos a esta parte - altura em que se fez o 1º estudo de levantamento sobre a “ Caracterização da Prática dos Fisioterapeutas nas Estâncias Termais Portuguesas”, - pela ESS-IPS- Ft. Helena Murta e cuja mensagem se resumiu à importância do Fisioterapeuta no Mundo do Termalismo não só na área da intervenção directa ao utente em piscina e clínica (prática actual), mas também na área da promoção da saúde e “Wellness”, da gestão/coordenação e no apoio/colaboração à investigação. Áreas em que o GIH-FMA tem vindo a apostar na sua formação ao Fisioterapeuta e que incentiva todas as escolas a introduzir na sua disciplina de Hidroterapia – Fisioterapia Aquática.

As reflexões finais deste Symposio foram:

  •  É vital que as Universidades e Escolas Superiores de Saúde integrem nos seus curriculos  a disciplina de “termalismo” , formando profissionais superiores cada vez mais qualificados nesta área;
  •  Contudo, também é vital que os concessionários das Termas começem a integrar na sua equipa profissionais de quadros superiores qualificados;
  •  Há uma necessidade urgente em provar-se cientificamente as indicações terapêuticas de cada água mineral natural;
  •  Todos devemos contribuir para o Marketing e publicidade ao termalismo de qualidade;
  •  A “Adesão” ao termalismo do utente “curista” tem diminuído nos últimos anos sendo necessário alterar o conceito do Termalismo junto da população (desde a idade escolar), nomeadamente junto da comunidade médica;
  •  Todos os profissionais da saúde (nomeadamente os médicos família) devem ser responsáveis por valorizar o termalismo junto dos seus utentes, como uma intervenção terapêutica séria, de 1º recurso (que tal como um “fármaco” tem indicações e contra-indicações), de modo a “prescrevê-los" duma forma muito mais consciente.

Aqui estão algumas fotos da nossa presença neste Symposium e da prelecção da Fisioterapeuta e Presidente do GIH-FMA Helena Murta.

 

Cumprimentos Aquáticos.

 

O GIH-FMA

 

 

 

 

 

Last Updated on Monday, 14 March 2011 18:48

 

Presença no 8º Congresso Nacional de Fisioterapeutas 2010

  • PDF
  • Print
  • E-mail

O GIH-FMA esteve presente no 8º Congresso Nacional de Fisioterapeutas que decorreu nos dias 12 e 13 de Novembro de 2010 com uma “banca”, tendo sido feita apresentação de fotos e vídeos sobre Fisioterapia aquática (Intervenção em grupo e de 1:1, formações, workshops, etc), distribuição de folhetos sobre a importância da Fisioterapia Aquática feita por Fisioterapeutas, e apresentação da renovação do nosso site. Aqui estão algumas fotos da nossa presença neste congresso.
Cumprimentos Aquáticos.

O GIH-FMA.

 

 

 

      

 

 

Last Updated on Sunday, 13 March 2011 21:28

 

Poster do GIH-FMA

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Last Updated on Thursday, 24 February 2011 22:53

 

Page 14 of 16

Votações

Quais as condições especificas a abordar no próximo curso avançado?
 

Login Form



Fotos do Grupo

Who's Online

We have 20 guests online

Colaboradores

Agradecemos aos nossos
Colaboradores em 2016

 

 

 

 

´

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área Reservada