Home

GIHFMA - Notícias

Resumo das 2ªs Jornadas de Pediatria em Meio Aquático - 12 de Novembro 2011 - C.M.R. Alcoitão

  • PDF
  • Print
  • E-mail

No dia 12 de Novembro de 2011 decorreram as 2ªs Jornadas de Pediatria em Meio Aquático no Centro de Medicina de Reabilitação Alcoitão. Com grande aderência, foram realizadas diversas comunicações sobre esta temática, tendo-se criado um ambiente de boa disposição com a participação de todos e onde puderam trocar ideias e experiências, tendo sido muito enriquecedor para todos. Agradecemos a todos os preletores e formandos pela presença e pelo interesse nesta área tão importante.

Cumprimentos Aquáticos

O GIH-FMA

Last Updated on Friday, 09 December 2011 17:13

 

Resumo do 3º Curso de Fisioterapia Aquática em Grupos com Alterações ME - 14 a 16 Outubro 2011

  • PDF
  • Print
  • E-mail

O 3º Curso de Fisioterapia Aquática em Grupos com Alterações Músculo-Esqueléticas realizou-se nas Piscinas Municipais de Quarteira nos dias 14, 15 e 16 de Outubro de 2011, rodeado de boa disposição e muita vontade de aprender. 
Queremos agradecer a todos os que fizeram o curso, e em especial à Fisioterapeuta Silvana que nos ajudou na organização do mesmo.
Cumprimentos Aquáticos.
O GIH-FMA



Last Updated on Tuesday, 15 November 2011 19:45

 

Presença do GIH-FMA no Congresso Internacional da WCPT em Amesterdão

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Nos dias 20 a 23 de Junho o GIH-FMA fez-se representar por dois elementos da sua direcção, os Fts. Sara Malato e César Sá, no 16º Congresso Internacional da World Confederation for Physical Therapy (WCPT) em Amesterdão, Holanda.

Portugal esteve assim representado na network session da fisioterapia aquática, que juntou 22 paises. Relativamente à ordem de trabalhos, foram abordados alguns temas tais como a prática baseada na evidência, a troca de informações sobre a situação da fisioterapia aquática em cada pais e suas especializações, e a promoção do desenvolvimento e da educação nesta área especifica. Houve ainda a hipótese de se formar um sub-grupo de fisioterapia aquática da WCPT, o que não foi concretizado nesta reunião. Estabeleceram-se contactos com os representantes dos vários países e acordou-se formar um grupo de trabalho em rede (Network meetings), ou seja, uma continuação da Aquatic Physical Therapy International (APTI).

Esta foi a primeira participação oficial do Grupo de Interesse Português e o balanço foi muito positivo. Concretizamos que a fisioterapia aquática no nosso país se tem desenvolvido em consonância com as referências mundiais. Com esta nossa presença neste congresso, acreditamos que novas ideias surgirão, novas etapas e novas oportunidades...tudo em prol dos nossos utentes.

Cumprimentos Aquáticos

O GIH-FMA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated on Tuesday, 19 July 2011 14:12

 

Presença do GIH-FMA na NORMÉDICA (EXPONOR - PORTO) - 7 de Maio de 2011

  • PDF
  • Print
  • E-mail

 

Presença do GIH-FMA na NORMÉDICA (EXPONOR - PORTO) - 7 de Maio de 2011


O GIH-FMA esteve presente na NORMÉDICA - 12ª Feira da Saúde (Exponor) no Porto no dia 7 de Maio. A saúde deixou de ser considerada como um simples estado de ausência de doença, passando a ser entendida como sendo um estado de bem-estar físico, mental e social. A introdução da noção de que a saúde é um processo continuado e interdependente de preservação da vida criou uma nova dimensão social. Existe cada vez mais uma integração dos diversos tipos de cuidados de saúde. Os sistemas de informação ganham uma nova expressão e são lançados inúmeros projectos de modernização nesta área. Desta forma, a saúde apresenta cada vez mais desafios, sendo uma área em permanente evolução, não só em termos de investigação, como numa melhoria de prestação de cuidados de saúde. A NORMÉDICA, apresenta-se assim como o palco das diversas soluções, produtos e equipamentos na área da saúde, um local de debate e de conhecimento.

O GIH-FMA foi representado por um membro da sua direcção, o Fisioterapeuta César Sá, o qual foi muito bem recebido pelos membros da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas - Região Norte (Fisioterapeutas Andreia Rocha e Joaquim Moreira) no seu Stand. Foi assim feita uma apresentação de fotos e vídeos sobre Fisioterapia Aquática - Hidroterapia (Intervenção em grupo e de 1:1, formações, workshops, etc), e distribuição de folhetos sobre a importância da Fisioterapia Aquática feita por Fisioterapeutas. Foi também feita uma sessão de esclarecimento sobre as vantagens da Fisioterapia Aquática (Hidroterapia), sobre qual o papel do Fisioterapeuta nesta área, e por fim sobre o GIH-FMA. A Fisioterapia Aquática (Hidroterapia), refere-se à utilização dos efeitos da imersão e das propriedades da água, na aplicação conjunta das técnicas específicas de Fisioterapia. É parte integral dos Cuidados Primários, Secundários e Terciários de Saúde, onde o Fisioterapeuta tem um contributo essencial na Promoção e Educação para a saúde, assim como no tratamento e reabilitação de utentes com diversas patologias ou disfunções, para que possam atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida, tendo como base a melhor evidência científica disponível. Estas propriedades aliadas ao exercício ou a técnicas de Fisioterapia no meio aquático e a vários graus de profundidade em imersão irão promover alterações fisiológicas nos vários sistemas trazendo ao utente os benefícios terapêuticos pretendidos, onde se destacam a diminuição da dor, o aumento da mobilidade articular e o fortalecimento muscular, que se traduzem na melhoria da função e da qualidade de vida.

Apesar da pouca afluência de pessoas à feira, esta presença do GIH-FMA mostrou-se muito positiva devido ao facto de termos sido abordados por vários utentes, estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas e de termos tido a oportunidade de esclarecer as suas dúvidas e proporcionar momentos de partilha, de conhecimento e experiências. Outro ponto positivo foi termos ficado com uma noção mais profunda da realidade do norte do país relativamente à Fisioterapia e também o estabelecimento de contactos com algumas empresas para futuras parcerias/patrocínios. Tudo para o benefício dos nossos utentes.

Novamente, queremos agradecer à APF- Região Norte pelo convite, pela simpatia, pela óptima recepção e disponibilidade para novos convites, tendo-se criado uma forte ligação de inter-ajuda para o futuro.

Aqui estão algumas fotos da nossa presença na NORMÉDICA.

Cumprimentos Aquáticos.

 

O GIH-FMA.

 


Last Updated on Friday, 13 May 2011 15:06

 

Opinião do GIH-FMA sobre outras formações na área da Hidroterapia- Fisioterapia aquática em Portugal

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Opinião do GIH-FMA sobre outras formações na área da Hidroterapia - Fisioterapia aquática, em Portugal

 

Caros colegas

 

O GIH-FMA tem vindo a verificar que têm existido em Portugal, outras formações na área da Hidroterapia – Fisioterapia Aquática. Relativamente a estas formações, que não são da responsabilidade do GIH-FMA, o grupo quer, antes de mais esclarecer, que concorda e apoia acções de formação de qualidade, nesta área, para bem da formação pós graduada de todos os Fisioterapeutas Portugueses.

O GIH-FMA, acredita também que a diversidade poderá melhorar a qualidade das mesmas, diminuindo o seu custo, o que beneficiará estes profissionais. Facto, no entanto, que  parece não estar a acontecer…

O GIH-FMA apoia e ajuda a dinamizar todas as acções de formação que:

·    Considere os Formadores como “expert`s” na matéria;

·    Preencham os requisitos obrigatórios para serem consideradas como acções cuja designação se “auto-intitulam” (pós-graduações, mestrado, curso, etc);

·   Apresentem nos seus conteúdos assuntos e matérias considerados de extrema importância/relevância para o desenvolvimento do “corpo” de saberes dos Fisioterapeutas Portugueses.

Assim, o GIH-FMA não apoia, nem reconhece:

·   Acções de formação intituladas “pós-graduações” que não preencham os requisitos mínimos para o ser;

·   Acções de formação em “Hidroterapia - Fisioterapia Aquática” que contenham no seu programa conteúdos relacionados directamente com técnicas de fisioterapia no Meio Aquático ABERTAS A TODOS OS PROFISSIONAIS !!!

Queremos também esclarecer, que a formação externa ao GIH-FMA não é considerada como formação equivalente à dada pelo grupo, o que na prática quer dizer que para um Fisioterapeuta frequentar um curso Intermédio, Avançado ou a Pós-Graduação poderá (se houver vagas) ter que se sujeitar a provas teórico-práticas para entrar no mesmo ou ter equivalência a determinados módulos da pós-graduação.

 

Concluindo: o GIH-FMA poderá ajudar a divulgar as acções que considerar de qualidade, fazendo uma observação (se necessário) às mesmas (exemplo: "de elevada importância", "importante", "pouco importante", "desnecessária", "a evitar"…).

Cumprimentos Aquáticos

 

O GIH-FMA

 

Lisboa, 13 de Abril de 2011

 

 

Last Updated on Wednesday, 13 April 2011 15:49

 

Page 13 of 16

Votações

Quais as condições especificas a abordar no próximo curso avançado?
 

Login Form



Fotos do Grupo

Who's Online

We have 22 guests online

Colaboradores

Agradecemos aos nossos
Colaboradores em 2016

 

 

 

 

´

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área Reservada