Home

GIHFMA - Notícias

Aviso Importante sobre Formação em Hidroterapia - Fisioterapia Aquática dada por Fisioterapeutas a outros Profissionais

  • PDF
  • Print
  • E-mail

AVISO IMPORTANTE SOBRE FORMAÇÃO EM HIDROTERAPIA - FISIOTERAPIA AQUÁTICA DADA POR FISIOTERAPEUTAS A OUTROS PROFISSIONAIS


O “Grupo de Interesse em Fisioterapia Aquática – Hidroterapia” (GIFA) vem,  mais uma vez, fazer saber a sua opinião junto de todos os Fisioterapeutas interessados no bom desenvolvimento e afirmação da Fisioterapia Aquática - Hidroterapia, no nosso País.

Apesar da nossa marcada posição relativamente à formação desenvolvida nesta área por colegas Fisioterapeutas, a qualquer profissional (!) que mostre interesse e pague a formação, voltamos a demonstrar o nosso TOTAL desagrado e alertar os colegas que assim procedem e continuam a proceder!

No atual contexto profissional, onde os mais altos representantes da nossa profissão tentam lutar contra as medidas de usurpação das nossas funções, por outras classes de profissionais, precisamos ser consistentes e mantermo-nos unidos.

Os Fisioterapeutas que fomentam a formação na nossa área, a qualquer profissional, deveriam compreender que estão a contribuir para dotar outros profissionais com competências (aparentemente) iguais às nossas, dando força a estes e tirando hipóteses de postos de trabalhos aos nossos, podendo ainda comprometer a saúde e segurança do utente (uma vez que o “background” de conhecimento, de outros profissionais, não é igual ao nosso).

Por outro lado, para o público em geral, perde-se a noção do que é a Hidroterapia- Hidrocinesioterapia em Piscina, que sendo parte da Fisioterapia, deve ser feita apenas por Fisioterapeutas. Os colegas que assim procedem, em benefício próprio, prejudicam a profissão e os utentes.

Alertamos ainda os colegas, para o cuidado devido, aquando da inscrição numa ação de formação, podendo contatar o GIFA para qualquer esclarecimento adicional.

Cumprimentos Aquáticos

A Direcção do GIFA

 

Last Updated on Tuesday, 18 October 2016 16:42

 

Fisioterapia Aquática - Hidroterapia em Pediatria - Folheto e Poster (para Divulgação)

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Se quer saber o que é a Fisioterapia Aquática - Hidroterapia na Pediatria, se é fisioterapeuta nesta área e/ou quer divulgar a piscina e a sua atividade, clique nos links seguintes e fique a saber mais.

 

Link do Folheto "Fisioterapia Aquática - Hidroterapia na Pediatria"

 

Link Poster "Fisioterapia Aquática - Hidroterapia na Pediatria"

 

Aqui encontrará um poster que pode imprimir e colocar à entrada do local onde trabalha (com a devida autorização do mesmo) e um folheto que pode imprimir, no qual pode colocar o seu contato (na parte de trás) ou o contato do local e divulgar pelos utentes/clientes ou em vários locais da região. O GIFA concebeu os mesmos a pensar na Fisioterapia Aquática - Hidroterapia na Pediatria em Portugal, mas agradece sugestões de alteração aos mesmos e esperamos que sejam úteis na vossa prática clínica.

 

Cumprimentos Aquáticos

 

O GIFA

 

 

 


Last Updated on Sunday, 26 June 2016 17:06

 

Alteração do E-mail do GIFA

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Gostaríamos de informar que o e-mail do GIFA foi alterado para: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
Obrigado.
Cumprimentos Aquáticos

O GIFA

 

Presença do GIFA na 1ª Convenção de Exercício Terapêutico - Ovar - 21 e 22 Maio 2016

  • PDF
  • Print
  • E-mail

No fim de semana de 21 e 23 de Maio decorreu na cidade de Ovar a "1a Convenção de Exercício Terapêutico" que contou com a presença de dois elementos da Direção do GIFA:  a Ft. Helena Murta que apresentou uma sessão de exercício terapêutico e corrida (trabalho aeróbio para utentes com dor crónica) em água funda e com a Ft. Conceição Graça que desenvolveu uma sessão de Ai-chi Clínico (trabalho de controlo motor e relaxamento para utentes com risco de queda e estado alterado de ansiedade e depressão). O GIFA agradece toda a hospitalidade da organização, a presença de todos e congratula a iniciativa inovadora da Convenção!

Cumprimentos Aquáticos

O GIFA

 

1º Curso de Fisioterapia Aquática - Hidroterapia em Pediatria - 14 e 15 Maio 2016

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Decorreu nos dias 14 e 15 de Maio, no Complexo Desportivo das Piscinas Municipais do Pinhal Novo, o 1º Curso de Fisioterapia Aquática em Pediatria, que contou com a presença de vários formandos Fisioterapeutas de vários pontos do Pais. O curso teve inicio no sábado com a preleção de uma das nossas convidadas, a Ft. Ana Moreira, sobre o desenvolvimento típico e sua relação com o controlo postural no bebé de termo. Seguidamente o Ft. César Sá apresentou os critérios de seleção/indicações e precauções/contraindicações para o meio aquático no bebé/criança e também sobre o que a evidência mais recente tem demonstrado sobre a efetividade da Fisioterapia Aquática-Hidroterapia em diversas condições pediátricas. Posteriormente foram-nos apresentados vários instrumentos de avaliação em pediatria no solo "versus" água, pela Ft. Sónia Vicente. Antes de almoço passámos para à pratica e visualizámos na piscina um grupo de bebés da classe de "Hidroterapia crianças" da Palmela Desporto. Após o almoço as Ft. Helena Murta e Ft. Joana Oliveira apresentaram o método de adaptação ao meio aquático, vem como o processo de avaliação e técnicas de intervenção em Fisioterapia Aquática em Pediatria, tendo sido discutidas algumas situações práticas. A meio da tarde efetuou-se outro momento prático com a visualização de mais bebés e crianças na piscina, com diversas condições neurológicas. Por fim, no domingo o curso iniciou com uma pequena apresentação prática do flutuador de Piscina "PIRAT", pelo Ortoprotésico Pablo da empresa Rehapoint, o qual agradecemos a sua disponibilidade e demonstração. De seguida realizaram-se alguns estudos de caso onde os formandos puderam aplicar os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos durante o curso, tendo sido realizada uma discussão dos mesmos. Para terminar, houve a habitual entrega das "gotas" do nosso grupo que simbolicamente representam a união dos fisioterapeutas, pois só com muitas gotas unidas se consegue ter uma piscina, assim como só com muitos fisioterapeutas unidos se consegue a força e o progresso da profissão.

 

Abraço aquático com votos dum excelente trabalho aquático!

O GIFA

 

Last Updated on Wednesday, 18 May 2016 14:32

 

Page 2 of 16

Votações

Quais as condições especificas a abordar no próximo curso avançado?
 

Login Form



Fotos do Grupo

Who's Online

We have 7 guests online

Colaboradores

Agradecemos aos nossos
Colaboradores em 2016

 

 

 

 

´

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área Reservada