Home

GIHFMA - Notícias

Presença do GIH-FMA no I Congresso Internacional de Terapia Aquática (CITA 2015)

  • PDF
  • Print
  • E-mail

O GIH-FMA esteve presente no I Congresso Internacional de Terapia Aquática (CITA 2015), que se realizou na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco, nos dias 16 e 17 de Outubro. Esteve representado pelos Fisioterapeutas Helena Murta, César Sá e Andreia Rocha  onde realizaram também algumas preleções acerca das suas pesquisas e estudos científicos em Hidroterapia - Fisioterapia Aquática.

O balanço foi muito positivo e a troca de experiências entre diversas áreas que trabalham em meio aquático foi bastante enriquecedora.

Cumprimentos Aquáticos

O GIH-FMA



 


Last Updated on Monday, 19 October 2015 23:28

 

Agradecimento da Ft. Helena Murta à Menção Honrosa da APF - Fisioterapia Aquática

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Meus queridos colegas e amigos…

Foi com imensa gratidão e orgulho que, durante o “9º Congresso da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas – 2015”, recebi uma menção honrosa “como reconhecimento do trabalho desenvolvido a nível profissional, educativo e associativo, na área da Fisioterapia no meio aquático”.

Esta “partida” que os meus colegas da Direção do GIH-FMA fizeram e que outros tantos concordaram em me dar (após recolha das suas assinaturas), foi um “abraço” amigo, que me faz sentir ainda mais motivada para continuar nesta jornada de vida, que é a Fisioterapia Aquática. Assim quero, acima de tudo, agradecer esta menção aos meus colegas do GIH-FMA e à APF por me terem considerado merecedora da mesma.

Todos os projetos começam com um sonho…contudo nem todos os sonhos se realizam, para isso, é necessário continuar mantendo esse sonho vivo, lutando, batalhando e trabalhando para que um dia ele se torne realidade. Este foi um dos sonhos que tive há uns anos atrás e que felizmente, com persistência, se realizou: a criação de um grupo que promovesse a fisioterapia aquática de qualidade, em Portugal

Há uns anos…quando acabei o meu curso em Alcoitão, tinha três grandes paixões: as crianças, o exercício e a água. Hoje mantenho-as com a mesma intensidade. Em 1999, ao fim de 11 anos de prática aquática, senti que deveria ir mais além e decidi propor a formação deste Grupo de Interesse/Especialidade à APF. Na altura, através do Fisioterapeuta António Lopes, soube que outra colega também tinha a mesma intenção e foi assim que conheci a nossa colega Sara Malato e que desde então temos vindo, com vários colegas, a tentar partilhar o que vamos aprendendo e treinando, sempre com muita dedicação à Fisioterapia e aos Fisioterapeutas.

O Grupo de Interesse em Hidroterapia (GIH) foi aprovado em Assembleia Geral da APF de Março de 2000. Tudo ou quase tudo foi concebido de “raiz”, baseado, é certo, em alguma experiencia e linhas orientadoras de outros grupos de interesse (GI) e na experiência de outros países tais como Inglaterra e Austrália; e hoje orgulhamo-nos de ter uma realidade aquática semelhante ou melhor à de muitos outros países.

Mas desenganem-se quem julgue que o percurso tem sido fácil…na realidade, ao longo destes 15 anos, para além de toda a formação que já demos, vários Encontros e Jornadas de Hidroterapia - alguns em colaboração com outros GI e colegas da saúde mulher e pediatria, vários cursos de termalismo para fisioterapeutas, cursos básicos e intermédios de hidroterapia, cursos de fisioterapia no meio aquático em grupos com alterações musculo-esqueléticas e outros tantos “workshops” de pediatria e neurologia no meio aquático, “deep water” e natação terapêutica com snorkel… para além disto o GIH – FMA esteve presente por várias vezes em programas televisivos “tudo em família e sociedade civil”, bem como em vários outros eventos de natureza técnico-científica e cultural, nacionais e internacionais, quer ligados a outras profissões, quer à fisioterapia (Congresso Internacional da World Confederation for Physical Therapy” (WCPT) e Congressos de terapia aquática. Assim como, alguns dos elementos da sua direção, se têm vindo a atualizar, realizando pós-graduações em Inglaterra, Suíça e Espanha.

Também vários documentos foram concebidos e reestruturados desde então:

- Começámos com um inquérito sobre “as necessidades de formação”;

- Elaborámos “As Linhas Orientadoras em Hidroterapia” ;

- Delineou-se também um documento para enquadrar o “Manual das Boas Práticas”, que se intitula: “Orientações globais da intervenção do Ft em hidroterapia” e “Normas de Boas Práticas” (normas 21 e 22 - gestão da piscina coberta de Hidroterapia). Criou-se o “Diretório dos Fisioterapeutas que intervêm no Meio aquático”;

- Elaboraram-se vários folhetos e pósteres e distribuíram-se os mesmos em locais estratégicos (também estando disponíveis no site) (“Hidroterapia/Fisioterapia Aquática no adulto, na criança e no termalismo), com o objetivo de divulgar a Fisioterapia aquática junto dos utentes e Direções destes equipamentos;

- Também criámos o nosso site e perfil do facebook e somos nós que os temos mantido atualizado;

Para tudo isto muitas horas de sono e de extra trabalho foram despendidas, em reuniões ao fim de semana ou no final duma semana de trabalho e muitas vezes a seguir a 12 horas de trabalho diário. Este é trabalho voluntário, “ não visível”, não palpável, bem como o papel do Grupo como consultor nesta área ou a orientação e apoio a colegas em estágios profissionais e a sua colaboração a estudantes, em trabalhos de carácter científico, entre outros.

Fazendo um regresso novamente ao passado, se há algo que não me arrependo é de não ter desistido de implementar pela 1ª vez em Portugal, a Hidroterapia - Fisioterapia Aquática em piscinas da comunidade. Foi outro desafio deveras aliciante e hoje podemo-nos orgulhar de ter provavelmente mais de uma centena de piscinas com Fisioterapia Aquática, com Fisioterapeutas a trabalhar como “profissionais de 1ª linha”

Neste percurso o GIH já teve 4 direções, este ano haverá novamente eleições para uma nova Direção. Muitos foram os Fisioterapeutas que fizeram parte do GIH-FMA e que já não estão nesta “família”, mas a quem não posso deixar de agradecer os seus contributos, nomeadamente aos colegas: Lina Robalo, Ana Deus, Ana Domingos, Paulo Inácio, Eva Albuquerque, Maria João Oliveira, Estela Mosca, Sandra Rei e Cecília Vieira. Sem eles, hoje não teríamos conseguido atingir muitos dos nossos objetivos.

Quero também agradecer aos vários colegas, nomeadamente da região Norte/Centro de Portugal, a sua disponibilidade em colaborar connosco. Novos colaboradores sempre foram bem vindos no seio do nosso grupo, as suas ideias, espírito de iniciativa e vontade de pôr em prática projetos por todo o país só beneficiam todos nós “fisioterapeutas do meio aquático”, bem hajam!

Muito ainda está por fazer, ao nível da fisioterapia aquática e muitos mais desafios se avizinham, espero por isso, com a colaboração de todos e com a ajuda de “sangue novo” levar este barco a bom porto e depois, no seu devido tempo, “passa-lo” a quem de bom tiver para dar.

Um Grupo é uma equipa e não somente uma pessoa, por isso o GIH-FMA somos todos nós Fisioterapeutas que amamos água e que temos o mesmo objetivo comum: prestar serviços de qualidade aos nossos utentes! Por conseguinte esta menção honrosa não é só minha, é de todos nós! Cada um…uma gota….só muitas gotas fazem um Oceano! J

Por isso quero agradecer, mais uma vez, aos meus colegas da atual Direção: Sara malato, César Sá, Andreia Rocha, Sílvia Ferreira, Joana Oliveira, Catarina Antunes, Paula Nabeiro e Sofia Cruz, este carinho que me deram e fazer um agradecimento especial à minha família, nomeadamente aos meus filhos, a quem eu roubei tantas horas por esta causa.

Termino com uma frase de… Dalai Lama:

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um chama-se ontem e o outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”. Vive cada dia como se fosse o último!

Beijinhos aquáticos!

Helena Murta

Presidente do GIH-FMA

Sócio nº 678

 


 

 

 

Presença do GIH-FMA nas I Jornadas de Estudo em Fisioterapia da ESSCVP - 17 Junho 2015

  • PDF
  • Print
  • E-mail

Decorreu no dia 17 de Junho as I Jornadas de Estudo em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa (ESSCVP) e o Ft. César Sá da direção do GIH-FMA esteve presente na sessão de abertura onde apresentou o seu trabalho sobre o impacto de um programa estruturado de Hidroterapia na funcionalidade em Idosos. Foi uma experiência muito enriquecedora de partilha de conhecimentos onde a Fisioterapia Aquática teve novamente destaque.

Cumprimentos Aquáticos

O GIH-FMA

 

 

 

 

 

 

 

 

Last Updated on Wednesday, 17 June 2015 19:01

 

Insignia de Prata e Menção Honrosa para a Presidente do GIH-FMA Fisioterapeuta Helena Murta

  • PDF
  • Print
  • E-mail

E foi assim que no 9º Congresso nacional de Fisioterapeutas a presidente do GIH-FMA Helena Murta recebeu uma menção honrosa pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido a nível profissional, educacional e associativo na área da fisioterapia no meio aquático. Muitos parabéns à nossa presidente, mais que merecido!

 

Sócia da APF desde 1988 (nº 678) ano em que terminou o bacharelato na Escola Superior de Saúde de Alcoitão.

Inicia a sua atividade Profissional no Centro Hospitalar de Setúbal – Hospital de São Bernardo em 1990, sendo atualmente Coordenadora do Sector de Fisioterapia Pediátrica e Subcoordenadora do departamento de Fisioterapia do Serviço de M.F.R.

A partir do ano de 1991 desenvolve atividades de formação sendo convidada para diversos workshops, jornadas, palestras, cursos, entre outras formações na área da Hidroterapia - Fisioterapia Aquática.

Em 1994 torna-se Coordenadora do Centro de “Saúde em Movimento” da Palmela Desporto E.M. onde desenvolve na área da Hidroterapia- Fisioterapia Aquática adultos e crianças todo o seu conhecimento adquirido, sendo certificada em Halliwick, Bad Ragaz, Watsu, Ai-chi, Pilates, Hidroginástica e Natação Adaptada.

O seu interesse em aprender, ensinar, partilhar e ajudar é crescente e notório. Partilha com outros colegas a vontade de criar um grupo de referência para divulgar cada vez mais esta área de intervenção.

Em Outubro de 1999 foi Cofundadora do Grupo de Interesse em Hidroterapia - Fisioterapia no Meio Aquático (G.I.H.-F.M.A.), o qual foi aprovado pela Associação Portuguesa de Fisioterapeutas em Maio de 2000 e da qual é Presidente da Direção.

Esta etapa foi um ponto fulcral para o desenvolvimento e afirmação da Fisioterapia Aquática em Portugal quer a nível académico, quer a nível da prestação de cuidados à comunidade, como do seu reconhecimento internacional.

O GIH-FMA surge, também, pela sua persistência, energia e força de tornar a nossa atividade profissional cada vez melhor, mais difundida tornando-se uma das mais procuradas, evidenciando todas as suas potencialidades para a melhoria da qualidade de vida dos utentes e de toda a comunidade. Logo no ano 2000 realizou-se o primeiro encontro nacional dos fisioterapeutas aquáticos, que juntou fisioterapeutas de todo o país. Desde então a nossa “comunidade” continua a crescer!

O Curriculum Vitae da Fisioterapeuta Helena Guerreiro Murta continuou e continua a crescer nesta área específica (Licenciatura, Pós Graduação e Mestrado) e a sua ligação a este Grupo faz deste uma referência para a Fisioterapia Aquática quer a nível nacional quer internacional.

Esta Menção Honrosa será o reconhecimento pela iniciativa e por toda a dedicação que a Fisioterapeuta Helena Guerreiro Murta demonstrou na criação deste GIH-FMA.

É uma mulher cheia garra e energia, pró-ativa, divertida, inteligente e que transmite uma força inexplicável contagiando tudo e todos à sua volta. É uma lutadora, desde sempre dedicada, empenhada no que acredita e verdadeira. A Ft. Helena Murta é uma mulher perseverante, com forte espírito associativo e uma força de vontade que a continuará a levar longe, muito longe, sendo neste momento uma referência extremamente importante a nível nacional e internacional para a Fisioterapia Aquática. O trabalho desenvolvido por esta Fisioterapeuta marcou muitos por todo o país e fez com que esta área pouco explorada pela fisioterapia se tornasse uma das mais procuradas neste momento, evidenciando assim os efeitos positivos que a água pode ter na reabilitação dos nossos utentes.

Dentro da direção do GIH-FMA sentimos toda essa energia e motivação para continuar a acreditar que conseguiremos ir mais longe. Colega, cúmplice, formadora, professora, mentora, coordenadora, Amiga... Tudo isto numa só. Obrigado Helena por fazeres parte das nossas vidas e por nos encheres com toda essa tua energia contagiante e única.

És realmente um ser humano especial e esta menção honrosa é o reconhecimento do teu trabalho, da tua dedicação e do teu amor contagiante pela profissão e pela Fisioterapia Aquática.

Como costumas dizer...Cada um de nós é apenas uma gota de água, mas todos juntos formamos o oceano.

É sem dúvida um prazer trabalhar contigo.

 

Obrigado por tudo.

 

O GIH-FMA

 

 

Last Updated on Sunday, 14 June 2015 15:49

 

Presença do GIH-FMA no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas

  • PDF
  • Print
  • E-mail

O GIH-FMA esteve presente no 9º Congresso Nacional de Fisioterapeutas com uma banca no Stand da APF e também com uma mesa de preleções no dia 14 de Junho com o título "Fisioterapia Aquática, da evidência à prática", tendo como moderadora a Ft. Sofia Cruz e os preletores Ft. Helena Murta, Andreia Rocha e César Sá, com direito a sala cheia. A primeira preleção foi realizada pela Presidente do GIH-FMA Fisioterapeuta Helena Murta que foi falar sobre Análise da motivação para a Hidroterapia em utentes com dor crónica. De seguida o Fisioterapeuta César Sá foi abordar o tema sobre o impacto de um programa estruturado de hidroterapia no equilíbrio, risco de quedas, medo de cair e qualidade de vida relacionada com a saúde em idosos, seguido pela Fisioterapeuta Andreia Rocha tendo falado sobre o Fisioterapeuta no Contexto Termal. A quarta preleção foi realizada novamente pela presidente do GIH-FMA Fisioterapeuta Helena Murta tendo falado sobre novas metodologias a utilizar no meio aquático e a última preleção ficou ao encargo  novamente pelo Fisioterapeuta César Sá tendo falado sobre avaliação e técnicas de intervenção em Fisioterapia Aquática em Pediatria. Foi ainda realizado um workshop de Ai-chi clínico dado pela Fisioterapeuta Helena Murta nas termas do Estoril.

O balanço foi muito positivo, tendo havido muita partilha e troca de saberes. Um futuro promissor se avizinha para esta área.

Queremos agradecer à organização deste congresso e a todos os participantes que fizeram deste evento um sucesso.

Cumprimentos Aquáticos

 

O GIH-FMA

 

~

Last Updated on Tuesday, 16 June 2015 18:21

 

Page 5 of 16

Votações

Quais as condições especificas a abordar no próximo curso avançado?
 

Login Form



Fotos do Grupo

Who's Online

We have 12 guests online

Colaboradores

Agradecemos aos nossos
Colaboradores em 2016

 

 

 

 

´

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Área Reservada